Vivemos a era do imediatismo, tudo é pra agora! As notícias saem no Twitter e, em menos de 1 minuto, todos já estão falando sobre o assunto. Séries são lançadas na Netflix e já queremos assistir todos episódios de uma única vez, fazendo uma maratona das séries. E na comunicação esse fenômeno não é diferente. 

Estamos presenciando o fim da era da comunicação fria e experienciando o diálogo “humanizado”, que funciona mais como uma conversa amigável do que com uma negociação. Mas, até nesse tipo de diálogo, a pressa existe. 

Em tempos de imediatismo, o atraso para responder significa perder o cliente, a sensação que passa é de que a empresa não se importa com ele. Assim que um possível cliente estabelece contato com a empresa, através das mídias sociais, o que ele espera é ter a atenção da empresa. 

Afinal, ele entende que se está investindo seu tempo para iniciar um diálogo, a empresa deve estar pronta para oferecer o seu tempo a ele.

Logo, se a primeira resposta que um possível cliente recebe do seu negócio é uma resposta automática solicitando que ele aguarde um instante para ser atendido mas esse instante nunca chega, isso causará frustração e até pode fazer com que o interesse se perca ali.

Se pensarmos no fato de que o objetivo de uma mensagem é iniciar um diálogo, o seu prospect deve ser direcionado o mais rápido possível para uma conversa real. 

Mas porque existe essa ansiedade para o tempo de resposta? Porque as pessoas estão ocupadas a maior parte do seu tempo e, na maioria das vezes, seus problemas exigem uma solução rápida.

Um outro fator determinante é a grande oferta que os tempos modernos nos proporcionam. Há muita variedade de escolha em praticamente todos os segmentos de mercado. Logo, se um prospect procura uma marca e não obtém um retorno ágil, rapidamente ele pode procurar e encontrar outra empresa para solucionar seu problema e te dar atenção. 

O mundo dos negócios está se adaptando às nossas necessidades de imediatismo, tudo tem se transformado para atender a nossa pressa. 

E para analisar se o seu negócio está ou não preparado para essa era do agora, observe como você tem tratado os diálogos com a sua audiência. Veja se há atenção, agilidade e principalmente humanização em cada mensagem enviada para sua audiência.

Somos exigentes quanto ao imediatismo como consumidores, então é importante que tenhamos esse mesmo nível de exigência enquanto empreendedores. 

Pense nisso todas as vezes que uma mensagem nova aparecer em suas notificações.