Em tempos modernos, ou o seu negócio é .com ou .fora.
A presença digital para empresas já é uma realidade e vem crescendo muito de uns anos para cá. Os consumidores estão cada vez mais sedentos de informação e informação rápida. Logo, se o seu negócio não estiver presente no caminho de busca do consumidor, você está fora das opções de compra dele. Por isso, ter uma presença digital para o seu negócio é vital.
É claro que essa presença precisa ser bem pensada e pautada em uma estratégia que traga resultados. E é justamente aí que vamos te ajudar!
Por mais complicado que pareça ser, em alguns passos simples você já pode começar a se inserir na maior rua de comércios do mundo, a internet. Aqui vão algumas dicas para que você comece a colocar em prática HOJE:
- Tenha um bom perfil nas redes sociais, que informe os produtos e serviços que sua empresa oferece, os diferenciais do seu negócio e como esses produtos e serviços podem ser adquiridos. Esteja antenado com as redes sociais mais utilizadas no momento e esteja 100% presente lá.
- Tenha consistência e constância de postagens e mantenha um bom relacionamento com os seus seguidores, com as pessoas que acompanham o seu perfil. Responda comentários, tire dúvidas, interaja com outros perfis e esclareça tudo o que eles queiram saber sobre o seu negócio.
- Mantenha os seus dados no Google sempre atualizados, ele é o maior portal de buscas no mundo e é exatamente ali que a sua empresa precisa estar. Uma excelente maneira de se fazer isso é utilizando o Google Meu Negócio. Através dele, é possível facilitar a busca pelo seu negócio e você consegue manter os dados da sua empresa sempre atualizados. Se você ainda não possui um cadastro, faça-o o quanto antes.
- Tenha canais de atendimento abertos e ativos para manter um bom relacionamento com o seu cliente, seja via e-mail, telefone, chat e, principalmente, através do WhatsApp, já que é nesse aplicativo que a grande maioria das pessoas encontra um caminho mais simples para se conectar ao que precisa.
- Se possível, tenha um bom site para o seu negócio. Lembre-se sempre que site é uma “casa própria”, e nela você pode fazer o que quiser (desde que seja coerente com a sua proposta, claro!). Em um bom site, responsivo e de fácil navegação, você poderá reunir todas as informações do seu negócio à sua maneira. Além disso, uma outra grande vantagem do site é que nele você não sofrerá com as constantes oscilações de algoritmos que ocorrem nas redes sociais, o que contribui para que o consumidor tenha acesso integral a tudo o que você publicou ali, sempre que acessar o site.
Listamos aqui os passos iniciais e cruciais para que a presença digital do seu negócio aconteça. Mas vale lembrar que ela precisa ser constante e atualizada de acordo com a evolução dos recursos e serviços oferecidos através da internet.
Sendo assim, como uma DICA EXTRA, recomendamos que você fique atento aos acontecimentos digitais para que se mantenha sempre atualizado(a).
Agora, abra uma nova aba no seu navegador e comece a transformar digitalmente o seu negócio, já!
Escrito por: Lorene Santos